Del.icio.us | Perfil | Contato

Carregando...

segunda-feira, janeiro 22, 2007

AdSense for Feeds - O AdSense para os seus Feeds

No dia 17 de Maio o Google lançou em seu blog, oficialmente, o programa Beta Adsense For Feeds. O AdSense For Feeds é uma plataforma diferenciada de anúncios que permite a integração ao arquivo xml que compõe o Feed do editor. Ou seja, o AdSense para Feeds permite que o Editor exiba os anúncios do AdSense no Feed, e para isso o AdSense fornece um suporte diferenciado ao editor.

A idéia segue uma tendência da valorização do Feed (já descrita por mim no artigo Feeds Completos ou Incompletos, Eis a questão), pois ao exibir os anúncios publicitários em seus feeds, o Bloguista ou Webmaster tem o incentivo a exibir feeds completos. A popularização dos feeds foi outro fator que incentivou o lançamento desse programa beta.

O leitor, ao visualizar a notícia, post, artigo, informação, etc... no agregador, visualiza também um anúncio publicitário, podendo gerar retorno financeiro ao editor do projeto (blog ou site). Assim, o webmaster não precisaria temer a perda de receita, gerada por uma possível restrição de visitas causada pela possibilidade de leitura do artigo sem ser necessária a visita ao site. Ele poderia, de forma totalmente despreocupada, exibir seus anúncios relevantes também nos seus feeds. Maximizando sua utilidade.

O AdSense for Feeds está liberado apenas para os Estados Unidos. No Brasil ainda não é possível exibir os anúncios do AdSense em feeds.

O Advento do AdSense For Feeds se deu, como já vimos, em 2005, porém o Carlos do Karlus já vislumbrava no finzinho de 2004 (no último dia do ano) a possibilidade de exibir anúncios do AdSense em seus feeds. Em seus posts sobre AdSense em feeds (ao seu bel prazer) o Carlos já mostrava não só a possibilidade de exibir os anúncios, mas mostrava como fazer. Porém, a utilização de anúncios do AdSense em Feeds é vedada pelo TOS (Terms Of Service) do AdSense. E sem saber, o Carlos estava descumprindo uma normas do AdSense. Recentemente conversei com ele, e o mesmo disse que removeu os anúncios, pois o retorno era muito pequeno para o risco que estava passando.

Acredito sinceramente, que o pessoal do AdSense, absorveu essa dica do Carlos (isso é uma opinião) e lançou 5 meses depois o AdSense For Feeds. Porém eu não sei se foi mesmo do Carlos que eles sugaram essa idéia. Talvez não. Enfim...

O Blogger possibilita personalizar o Feed para que este venha a exibir anúncios no Feed. Isso me motivou a entrar em contato com o AdSense para saber se efetivamente era vetado adicionar ali, naquele espaço, o código (ou o código alterado para xml) do AdSense, para exibir os anúncios nos feeds. A resposta veio através do André, funcionário do AdSense, na qual ele disse ser contra as regras, realmente, exibir os anúncios do AdSense nos Feeds. Claro que como sempre, o André só apontou a parte no TOS, não entrou em detalhes e por essa razão, nem experimentei tentar perguntar se ele teria idéia de quando o AdSense For Feeds estaria disponível para Brasileiros. Então, só nos resta esperar por um aval do Google, para que o AdSense For Feeds desembarque na Bloggersfera e na Blogosfera Brasileira.

Já viu um anúncio em Feed, do AdSense For Feeds?

Clique para visualizarrofl giff gif

Adsense For Feeds


3 comentários:

Anônimo disse...

Seria bom atingir ambos públicos. Mesmo porque na maioria das vezes os anúncios são úteis e relacionados.

Anônimo disse...

pois é, tem muita gente esperando que esteja liberado no país

Albert disse...

Can i place 1 more ad campaign's in my site? That is Google adsense +
Bidvertiser and other Commission Junction Banners. (Or) Other CPM basis
banners from other network.

This question poster on http://groups.google.com/group/adsense-help-optimization

if u know the question please answer.