Del.icio.us | Perfil | Contato

Carregando...

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Demagogias quanto a ganhar dinheiro na internet - Reloaded Volume 2

Hoje vamos analisar um post do Rodrigo Ghedin, no qual ele remete à possível escravização do Blogger (Bloguista, Blogueiro, etc...) à publicidade.

Nós sabemos que atualmente a principal forma de retorno financeiro os quais os sites e os blogs estão submetidos é baseado em publicidade. O Gustavo Franco, em seu blog, o Ser Franco, foi muito franco (nossa quanto franco) e realista em explanar que o YouTube baseia-se totalmente em retorno através de publicidade. O Youtube poderia abrir um sistema de acesso pago, oferecendo outras benesses para usuários através do pagamento de mensalidades, coisas do gênero, porém isso não se observou. Nem mesmo quando foi adquirido pelo Google. Esse nem precisamos mencionar que possui quase que a totalidade de sua receita baseada na exibição de anúncios relevantes.

Então, podemos dizer que efetivamente existe um grilhão da publicidade nos Bloguistas e WebMasters. As vezes possibilitar mais benesses através de assinaturas mensais não se apresenta como a melhor das hipóteses. E a publicidade vira o beco sem saída dos profissionais da web.

Porém, o foco desse post é com relação à um tema já abordado aqui anteriormente. As famosas demagogias quanto a ganhar dinheiro na internet. Vamos analizar aqui um post do Rodrigo Ghedin, no qual ele fala que o conteúdo do blog não pode se basear tão e somente nos assuntos do momento. E chama isso de ser ProBlogger, ou seja, mostrando um despreparo, e uma falta de conhecimento sobre o assunto. Vamos analisar:

De repente, ser problogger virou sinônimo de ganhar dinheiro às custas dos assuntos do momento. O conteúdo está sendo banalizado em prol de posts pega-trouxas-do-Google.


Aqui vimos que a resposta para essa questão está no post o Movimento dos Sem Nicho, onde eu mostro que as duas figuras não se confundem.

Garanto a todos os probloggers tupiniquins que é possível fazer dinheiro com publicidade ser apelar para tais temas inóspitos.

Eu achei muito interessante essa parte. Só gostaria de saber então, porque o Rodrigo, em seu site RodrigoGhedin, publicou esse post aqui: Novo Sonho de Consumo - iPhone.

Achei tão interessante, ele postar sobre como é contra a atitude de alguns Bloguistas sem nicho postarem sobre assuntos do momento, e do nada soltar um post com um dos assuntos mais procurados no Technorati (que diga-se de passagem caiu pra segunda colocação no ranking de motores de busca para bloggers, pois o Google assumiu o posto número um).

Particularmente falando, jamais escreveria um post não-relacionado ao assunto que trato no meu blog esperando pura e simplesmente que desatentos vindos do Google cliquem nos anúncios.

Eh, eu sei. Então o post do iPhone tem tudo haver com Rodrigo Ghedin, não é? É um post extremamente ligado ao Nicho. Agora outra pergunta que não quer se calar é a seguinte: Então pra que dois quadrados 336x280 do AdSense dentro de um só post? Sendo que você não espera que desatentos do Google cliquem nos seus anúncios?

Ter o blog monetizado é um gigantesco motivador para continuar trabalhando, mas é algo que fica perigoso quando o dinheiro ganha mais atenção que o blog em si.

Eh, nós sabemos que é um bom motivador. Eu com esse post nunca quis fazer qualquer tipo de crítica com relação à pessoa, ou até mesmo a postura ética e profissional, porque eu admiro muito o trabalho da maioria dos Bloguistas, porque eles escrevem seu próprio conteúdo, e esse é o pré-requisito básico, que eu acho que um site deve ter, conteúdo próprio, humano e relevante.

Porém o que eu não consigo entender é porque tanta demagogia quanto a ganhar dinheiro na internet. Ficou exposto aqui por a mais b que o seu post foi demagógico, porque você falou uma coisa e fez outra. O sentido de demagogia que eu quis dar foi esse. De falar uma coisa e fazer outra. Criticar o Cardoso duramente por ele ter dedicado umas linhas ao caso Cicarelli vs. Youtube e buscar não perder a onda e postar sobre o iPhone é uma atitude demagógica. Ainda mais sendo que o site RodrigoGhedin segundo você, fala sobre:
Quem me conhece sabe o certo repúdio que nutro para com os blogs.(...)Mas, chega de enrolação. Abordarei aqui todo e qualquer material que tenha contato, seja ele bom ou ruim. O foco principal está na cultura: cinema, música, literatura etc., estendendo-se à outras áreas, pelas quais também me interesso: filosofia, política, gastronomia, cultura inútil, tecnologia, curiosidades etc.

Ou seja, não está especificado ali iPhones, Cicarelli, etc... então você é um SEM-NICHO!!!

Você fez um post sobre Escravos da publicidade, mas isso é demagógico. Você fez e faz muita coisa pra ganhar dinheiro. E isso é normal. Não há nada de errado nisso. O que não pode é ser contraditório. Falar que não vai falar sobre temas inóspitos e colocar no Sobre, que vai falar até de Cultura inútil, é muito Contraditório. E de Contraditório já basta o Cardoso.

Temos que parar com o Medo de que associem a nossa atividade ao Lucro, porque isso não é errado.

Acho que é por isso que eu gosto do Cardoso. Ele rasga o verbo mesmo: EU NAO QUERO OS SEUS LEITORES


2 comentários:

Anônimo disse...

E o que você me diz, sério, do Boing Boing, que é talvez o anti-nicho, já que ali se escreve sobre literalmente tudo?

CDAD disse...

S.: Muito legal o seu blog. Qto. aos temas, estou pensando em colocar no meu blog as coisas que eu faço, e como eu cheguei até lá. Me visite em http://blog-memories.blogspot.com. Me fale mais sobre os emoticons e a nuvem de tags...Se vc. implementar no seu blog, dá prá me ajudar? O emotion do seu comentário tá ok... O meu não está funcionando... Vamos trocar informações? :$