Del.icio.us | Perfil | Contato

Carregando...

domingo, janeiro 14, 2007

O Movimento dos Sem Nicho

A semana passada nos possibilitou a visão de vários Bloguistas, ou Blogueiros, ou Bloggers, que descorreram acerca de dois temas: O Embate da Daniela Cicarelli com o YouTube, e o lançamento do novo brinquedo da Apple: o iPhone

Essa semana a Blogosfera, se concentrou principalmente em debater esses dois assuntos, porque com certeza eram os assuntos mais propícios a serem digitados nos mecanismos de busca. Assim obteríam mais acessos, e com isso mais lucro seria auferido.

Esse comportamento de postar sobre os assuntos que estão sendo mais procurados no momento é uma particularidade, ou uma qualidade, um benefício, de uma classe de Blogs chamada SEM-NICHO.

O Movimento dos Sem nicho, é então, uma categoria de blogs que não possui um determinado segmento de atuação. A flexibilidade da plataforma Blog atrelada à uma característica de abertura de temas, possibilita o Bloguista (blogger, blogueiro, seja lá o que for) estar sempre aparecendo nas listas orgânicas dos para assuntos do momento.

O Grande porém desse tipo de Nicho (ou ausência dele) é que tão logo acabem as Buscas Sazonais (buscas como carnaval, natal, verão, etc..), ou Temporárias (iphone, daniella cicarelli vs. youtube, mensalão, etc...) acabam-se as visitas. Então ter um Blog SEM-NICHO, às vezes pode prejudicar e muito o Blog, mesmo quando ele possuí um bom artigo acerca do tema.

Outra adversidade é com relação à qualidade dos posts sobre os temas do momento. Geralmente a qualidade dos artigos, textos é muito baixa, trazendo ineficiência à rede. Muitos blogueiros, possuem um blog com uma categoria, um bem definido, mas ou consegue fazer uma ponte com o tema que não tem nada a ver, ou mudam completamente de assunto e vão discutir o assunto do momento.

Os Oportunistas (assim como eu os chamo), que têm blogs focados em certos assuntos e mudam do nada pra capturar as buscas do momento, geralmente fazem posts de qualidade duvidosa, copiados ou textos mal escritos. Mas a bronca, sempre se refere à questão da qualidade. Nunca ao assunto, pois estamos em uma rede livre onde cada um tem o direito de falar e escrever o que quiser. Então se os Oportunistas escrevem belos textos sobre o tema, não existe qualquer ineficiência. O que se observa é que não é frequente, alguém que não lê nada sobre um determinado assunto, do dia pra noite começar a escrever textos de alta qualidade. Então é por isso que existe uma visão negativa aos SEM-NICHO.

Teoricamente você estaria pensando que eu fosse um Oportunista, pois estou pegando um gancho no tema. Mas essa análise está sendo feita quase uma semana após a explosão dos dois assuntos. Esperei 1 semana sem postar aqui (e me desculpo por isso) para demonstrar a existência dos SEM-NICHO. Assim eu mostro que aqui é o E-Opportunities e não os E-Opportunitistas...hehehe

Abraços



1 comentários:

CDAD disse...

S.: Lendo seu post, muito interessante por sinal, concluo que meus blogs tem nicho, porque eu não escrevo para o momento, e sim, de assuntos ou temas que eu acho interessante. Na minha modesta opinião, pois sou blogueira há pouco mais de 1 ano e meio, escrevo, primeiro, para me agradar, segundo, se agradar aos que lêem, ficarei duplamente feliz. Não vivo de Cicarelli, nem outros temas 'sazonais'.:$