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quinta-feira, janeiro 04, 2007

Amazon - Modelo de Negócios - Plano de Negócios

Como já mencionado no post intitulado Amazon, a companhia começou como uma Loja virtual de Livros. Enquanto empresas "Brick and Mortar" (empresas físicas) e catálogos de vendas de livros ofereciam cerca de 200.000 (Duzentos Mil) títulos, a Loja Virtual oferecia um número muito superior. Bezos renomeou a empresa de Cadabra para Amazon, homenageando o maior rio em termos de volume d'agua do planeta (esse orgulho é nosso). A companhia foi incorporada (Inc.) em 1994 no estado de Washington, começou os serviços em Julho de 1995, e foi re-incorporada em 1996 no Delaware. O Amazon.com teve usa Oferta Pública Inicial (IPO) em 15 de Maio de 1997, disponibilizando, na NASDAQ sob o símbolo de AMZN, suas ações a US$18.00 por unidade.

O plano de negócios inicial do Amazon foi atípico: a companhia não esperava se tornar altamente lucrativa em apenas 4 ou 5 anos. Ao invés disso ela apresentou uma estratégia de privilegiar mais a efetividade da empresa. O Amazon cresceu em marcha lenta no final dos anos 90 enquanto outras companhias virtuais, como o eBay, explodiam o seu crescimento aceleradamente. Os passos curtos do Amazon, causaram várias reclamações por parte dos seus acionistas que alegavam que a companhia não estava alcançando índices lucrativos no tempo adequado. Quando a Bolha da internet (das empresas ponto.com) furou, e muitas empresas eletrônicas (e-companies) saíram do negócio, a Amazon persistiu e finalmente apresentou seu primeiro índice lucrativo no quarto semestre de 2002: a simples quantia de 5 milhões de dólares, apenas 1 centavo por ação, em uma receita de US$1 bilhão, mas que apresentou uma importância devido aos sucessivos prejuízos que a Amazon vinha apresentando. A empresa desde então permaneceu lucrativa: Lucros de US$35 milhões em 2003, US$588 milhões em 2004 e US$359 milhões em 2005. A receita continuou a crescer graças à diversidade de produtos e à presença internacional: US$3,9 bilhões em 2002, US$5.3 bilhões em 2003, US$6.9 bilhões em 2004 e US$8.5 bilhões em 2005. Em 21 de Novembro de 2005 a amazon entrou no índice S&P 500, desbancando a gigante AT&T depois que ela se fundiu com a SBC Communications constituindo, assim, a AT&T Inc.
A revista Time elegeu Bezos em 1999, como o Homem do Ano, em reconhecimento ao sucesso da companhia em popularizar as compras online.


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