Del.icio.us | Perfil | Contato

Carregando...

segunda-feira, outubro 02, 2006

Webmaster? Será?

Voltando ao foco principal, que é o Webmastering vou voltar ao assunto. Existem diversas plataformas nas quais você pode se utilizar para fazer o seu site. Joomla, Mambo, Xoops, Php-Nuke, PhpBB, WordPress, etc... Você pode fazer um fórum, um site normal, um portal, um blog, etc...etc.. Para qual você faça, pode ter certeza que já existe um script (software que controla a parte dinâmica do site) que vai satisfazer a sua necessidade. Você pode pegar um dos que eu sugeri, de graça, ou comprar outros. vBulletin e Invision Power Board são scripts pagos para fóruns. Porém tem versões crackeadas na internet, e isso não é dificil de achar. Qualquer fórum/site Warez tem. Mas o que importa não é o tipo de site, e sim o trabalho que você vai ter. Você vai ter que arquitetar, escrever o conteúdo, comprar o domínio, pagar a hospedagem e assim vai. Lógico que você pode se servir de domínios gratuítos, hosts free, mas, claro, não vai ser tão profissional quanto domínio e servidor pagos.
Agora que você sabe que existem boas plataformas para se construir o site o que fazer? Você tem que ter em mente, que você vai ter que escolher em qual Nicho você vai entrar, e de que, seja qualquer desses scripts acima citados, o escolhido, você vai se ver mergulhado em uma nova atmosfera. Ou seja, você vai ter que aprender a mexer no script, e isso demanda estudo e muita pesquisa no Google. Sempre vai aparecer um bug ali , outro acolá, e o principal mecanismo de busca do planeta estará aí para te servir.

O Dinheiro, você vai fazer a partir do seu site. Ele terá um bom conteúdo e atrairá diversos visitantes diariamente. Com o espaço publicitário vendido, você vai se remunerando. Parece que não é uma boa idéia, mas é. Hoje em dia existem várias técnicas de Marketing Online que permitem o seu site ter muitas visitas. Dentre elas destaco o SEO (Search Engine Optimization). Otimizando seu site, e provendo um bom conteúdo, o nosso querido e já enfatizado Google (assim como o Yahoo! MSN, AskJeeves, etc..) vai te mandar os milhares de visitantes que você precisa para se enriquecer.
Agora, não é tão simples quanto parece. Sites demoram pra ser indexados, demoram pra ficar na mente das pessoas, demoram a fazer um monte de coisa.
O YouTube não nasceu de um dia pro outro. Quer dizer, o site sim nasceu, agora o que significa em termos de potencial o YouTube, isso não. Isso foi construído com o tempo. Ainda lembro de quando eu vi o youtube pela primeira vez (me mandaram o famoso link do video do Ronaldinho Gaúcho mandando por três vezes a bola na trave). Hoje é isso ae, uma explosão, que tem que ficar removendo vídeos de Daniella Cicarelli, para não ser processado.
O YouTube, assim como outros sites, nasceram de idéias criativas e de pessoas talentosas. Uma vez eu ouvi que o YouTube é dos mesmos criadores do Paypal. Isso mesmo! Aquele PayPal que eu expliquei o que era em Março.
Você tem que primeiro decidir o que você fazer. Sobre o que você vai fazer o seu site. Pode ser um site Geral ou Específico. Quanto mais Geral, acredito que mais difícil mantê-lo e contruí-lo (como um todo, não só a parte lógica).
Exemplo:
Faço um site sobre Warez. Que disponibilize todo quanto é tipo de links. Desde Filmes até Softwares. Você já deve ter pensado no trabalho que isso vai dar. Geralmente os donos de sites warez não conseguem fazer dinheiro com publicidade, porque geralmente, o nicho é mau visto por afiliados. Geralmente não aceitam sites de warez, quando vão analizar o site para aprová-lo. Mas alguns afiliados aceitam warez assim mesmo.
Voltando, ao trabalho, esse vai ser elevadíssimo. O que webmasters donos de foruns warez geralmente fazem? Se utilizam dessa garotada empolgada e animada, para colocar conteúdo no site. O Google e outros mecanismos adoram fóruns (principalmente o vBulletin, não sei o que acontece, mas acho que existe uma boa sincronia entre o vBulletin e as SEs). A garotada ganha um título de Moderador já fica achando que é o Rei da cocada preta. Aí, ficam postando e movimentando o fórum. Isso enquanto lota de visitantes. Lógico que a banda desse servidor vai aumentar, bem, mas ema ema ema cada um com seus pobrema.
O que quero dizer é que sites Gerais geralmente demandam maior esforço. Você pode fazer sobre Música em geral ou sobre um estilo específico de música: POP. Você pode fazer sobre um estilo (POP) ou sobre uma banda Pop: Rebeldes

Eu se gostasse desse treco (não sei se é novela, banda, seriado, ou tudo isso dentro de um liquidificador) não pensaria duas vezes! Montava meu site. Essa palavra chave é muitíssimo acessada. O pessoal vê na tv e já busca no Google. (Não me perguntem como eu sei isso)
Eu não faço um site disso porque não gosto. E recomendo você a só fazer sites sobre o que goste. Imagine que gerenciar um site que você gosta, as vezes cansa pra burro, imagina uma coisa que você não goste. Tudo o que você faz que você gosta tende a perfeição. Esse clichê (lugar-comum) é mais velho que andar pra frente, mas é axioma total.
Se você fizer o site de algo que não goste, pode acreditar, rapidamente você vai desistir.
Então eis a dica: Senta e pensa. Decida sobre o que quer falar, sobre qual nicho quer que o site tenha. Agora, eu, como disse anteriormente, dou dicas completas: NÃO FAÇA UM SITE SOBRE COMO GANHAR DINHEIRO ONLINE! Acredite esse é um dos piores assuntos possíveis. Isso por que no Brasil, falar sobre dinheiro online é totalmente sucateado e visto com maus olhos. O nosso Google tem uma total aversão à essa METALINGUAGEM. Olha o paradoxo, os Spiders (bots que indexam os sites) amam as metatags, mas o Google odeia MetaLinguagem. Ou seja, dificilmente o Google gosta de sites que falem sobre sites. Esse assunto de ganhar dinheiro é totalmente repudiado. Não existe quem goste menos de Rent-Seeking do que o Google. Mas, como eu fiz esse blog porque eu gosto, e porque eu gosto de ajudar você, eu não ligo. (Agora, tenho outros sites, é claro hehehe eu é que não vou ficar perdendo também minha e-opportunity). Ou você achava que esse Adsenzinho ae do lado me rende grande coisa? Só pra você ter uma idéia, os menores valores de clicks do ADSENSE são de atividades relacionadas a Ganhar Dinheiro Online. Eu sei isso, porque eu uso o ADWORDS. Sistema de publicidade do Google.

Então, decida o tema do seu site. Pode ser de tudo: Faça um site sobre a galera do bairro, site sobre sua cidade, sobre a novela, sobre o Chaves, sobre o James Blunt, site adulto (Pornexx mesmo - e haja afiliados pra pornôs), Warez (pode ser, te vejo depois afiliados que aceitam warez) sobre qualquer coisa. Repito: Que você goste! Aposto que você vai fazer um ótimo trabalho e terá muitos visitantes. Em um futuro você pode fidelizar os usuários, cobrando uma taxa para acessarem seu site, essas coisas. Agora, tenha noção que tudo na Internet veio da vida real (as e-opportunities, como falei no meu post introdutório, são 100% online - mas esse 100% é o meio onde ela habita, não tem a ver com sua gênese). O dinheiro da internet é do mundo real também. Ou seja, você geralmente ganha quando alguém compra algo, quando alguém paga algo, ou seja, não vá achando que só o click por si só vai te ajudar. Por isso digo: Site deverá ter boa qualidade.

Abração, até mais, e deixa comentário, assina meu feed, me dá uma moral! E se quiser pedir alguma coisa, deixa o e-mail de contato! Senão como é que eu te respondo?


0 comentários: