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sábado, outubro 28, 2006

Métodos Chapeu-Branco (White-hat)

Métodos Chapéu Branco (White-Hat), são métodos honestos de Otimização do site, e que, não descumprem de forma alguma as diretrizes de cada Motor de Busca. As diretrizes, geralmente, seguem a mesma linha de conselhos tais como: Criar o conteúdo para o usuário (e não para o mecanismo de busca); fazer o conteúdo ser facilmente acessível para os spiders; e, claro, NÃO tentar tapear o sistema. Geralmente, webmasters cometem erros críticos quando vão desenhar ou configurar os seus sites, de tal forma que mesmo sem querer, acabam envenenando inadvertidamente o site, acarretando em um mal desepenho nas buscas. Técnicas Chapéu Branco (white-hat) tentam descobrir e corrigir erros como: menus que não são lidos pelos spiders (geralmente menus em frames), links quebrados, redirecionamentos temporários, ou uma estrutura de navegação pobre.

Uma vez que os Motores de Busca são texto-centradas, muitos dos mesmos métodos utilizados para acessibilidade da web são também vantajosos para SEO. O
Google estreitou ainda mais o relacionamento do SEO e a acessibilidade através do lançamento do: Google Accessible Web Search que prioriza sites mais acessíveis.

Alguns métodos são possíveis para a otimização de conteúdo gráfico, incluindo atributos ALT, e adicionando captação de texto. Até animações em
Flash podem ser otimizadas através da adaptação da página para incluir conteúdo, no caso do visitante não poder ler Flash.

Eis algumas técnicas consideradas adequadas pelos Motores de Busca:

  • Usar títulos únicos e relevantes para nomear cada página.

  • Editar as páginas para conter terminologia mais específica e adequada ao assunto da página, em detrimento ao uso de palavras vagas.

  • Prover conteúdo útil, único e interessante aos interesses dos usuários.

  • Usar meta tags de descrição atualizadas e contextualizadas para tornar as descrições (snapets - aquelas descrições que aparecem nas buscas orgânicas) mais informativas

  • Assegurar que todas as páginas ancoradas por hyperlinks estejam acessíveis (evitando links quebrados).

  • Permitir aos spiders capturar páginas sem sessões de ID, cookies, ou que precise logar (esses elementos se constituem barreiras para o avanço do spider no interior do site).

  • Desenvolver estratégias de "Link Bait". Sites de alta qualidade e que oferecem conteúdo interessante e uma gama de atrativos, tendem a acumular um número elevado de links de retorno.

  • Escrever artigos informativos e uteis sob a licensa da Creative Commons ou de outra licensa open source, para ter, sempre que reproduzido os seus artigos, a retribuição em forma de hyperlink (citação da fonte).

Então temos acima o que é a prática SEO ipsis litteris, que é a aceita pelos principais motores de busca. O lado negro da força é chamado de Técnicas Black-hat. A utilização de técnicas brancas de otimização proporciona um satisfatório retorno financeiro, pois assim como dito anteriormente, ela não só aumenta o número de visitas do site (porque o seu site fica melhor rankeado) mas trás um tráfego que tem afinidade com o seu conteúdo. Ou seja, tráfego de qualidade que aumenta o número de clicks no seu site, e consequentemente seu retorno financeiro.

Fontes:
Wikipédia, Google (Diretrizes de SEO), Google (Diretrizes para Webmasters), MSN/Live Guia para o Webmaster, Yahoo! - Diretrizes de Qualidade e ASK! Diretrizes de Edição.


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