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terça-feira, outubro 17, 2006

SEO - Search Engine Optimization - Otimizacao em Motores de Buscas

Search Engine Optimization é um arranjo de métodos utilizados com o objetivo de melhorar o número e a qualidade de visitantes (para um determinado site) advindos de uma lista “natural” ou “orgânica” de um Motor de Busca. SEO é uma subdivisão do Marketing em Motores de Busca, o qual também inclui a parte de links patrocinados. O termo SEO também pode se referir à “Search Engine Optimizers” (Otimizadores de Motores de Busca) uma indústria de consultores que constroem projetos de otimização para seus clientes. Alguns especialistas, e até os Search Engine Optimizers, distinguem métodos usados pelos praticantes entre “white hatsmurf giff giff white hat (Chapéu Branco) SEO (métodos geralmente aprovados pelos Motores de Busca, como uma alocação eficiente de conteúdo no site tal que facilite ao spider indexar a página), ou “black-hatpirate gif giff black hat (Chapéu Negro) SEO (truques como cloaking e spamdexing – spamdexamento). White hats alegam que métodos black-hat são uma tentativa de manipular os rankings dos mecanismos de busca de forma suja e desleal. Já os Black Hatters dizem que qualquer prática SEO é uma tentativa de manipular o ranking das buscas, e que os métodos que os White-Hatters usam são totalmente irrelevantes. Existem outros SEOs que rejeitam a existência de uma dicotomia entre Black e White hat .

Os Motores de busca exibem diferentes tipos de listagem na página de resultado de busca, incluindo Anúncios em Pay Per Click, inclusões pagas (inclusive o Ask Jeeves até pouco tempo atrás aceitava a listagem paga de sites em seu sistema) e a lista de resultados orgânicos. SEO objetiva principalmente alcançar os objetivos de um website, através da melhoria do número de vezes que o site aparece na lista principal, e da melhoria do ranking que o site aparece na lista de busca orgânica (para as palavras que mais se encontram ao objetivo – nicho – do site). Estratégias SEO, podem aumentar tanto o número, quanto a qualidade dos visitantes. Um visitante de qualidade é o que toma a atitude pretendida pelo webmaster, como efetuar uma compra, requisitar mais informações sobre determinado assunto, assinar um feed, clicar em um anúncio, etc. Search Engine Optimization é algumas vezes oferecido como um serviço isolado, ou como parte de uma estratégia de Marketing maior, que pode, muitas vezes, ser muito efetivo se incorporado ao processo inicial de desenvolvimento e desenho de um site. Quão mais os webmasters se tornam familiares aos benefícios do SEO, mais a demanda sobre serviços de SEO aumenta. Alguns SEOs “profissionais” atestam que SEO eventualmente poderá vir a integrar definitivamente o processo de desenvolmento de sites em um futuro próximo.

Em termos de competição, para algumas palavras chaves (que são muito buscadas) o custo de anúncios em Pay Per Click pode ser bem elevado. Através de um bom posicionamento na parte orgânica da lista de resultados, podemos ter o mesmo tráfego de qualidade, à um custo zero greedy giff gif ganancia dinheiro. Webmasters podem escolher otimizar os seus sites para a lista orgânica, se o custo de otimização for inferior que o custo de arcar com um programa de anúncios pagos como o Adwords.

Nem todos os sites tem objetivos iguais com a otimização em mecanismos de busca. Alguns sites procuram qualquer e todo tráfego que puder conseguir, e pode estar interessado em otimizar o seu posicionamento para frases triviais. Uma estratégia ampla de otimização em sites de busca pode funcionar para um site que possui um nicho bem amplo, como um periódico, um diretório, um fórum sobre assuntos gerais, ou um site que tem em seu sistema de afiliados baseado no modelo CPM [Cost per M (thousand)] de retorno financeiro. Contrastando ao supra exemplificado, alguns empreendedores tentam otimizar os seus sites para englobar muitas palavras chaves específicas à um determinado nicho, que indicam uma alta tendência à uma ação produtiva (compra, cadastro, assinatura, etc...). Uma otimização em sites de busca com um caráter mais amplo (englobando um campo muito geral) pode trazer uma série de problemas à esses sites, o que os estimula a se focar nas palavras chaves que o interessam. Por exemplo, uma otimização que acarrete essa generalidade pode trazer um tráfego excessivo (aumentando a banda no servidor, e com isso aumentando os custos), pode diminuir o número de vendas (pois o público alvo não seria diretamente atingido) ou diminuir os valores das vendas em termos absolutos. Então se concentrar em um tráfego direcionado pode gerar uma melhor qualidade do público em potencial , aumentando as vendas. Então a Otimização em Mecanismos de Busca pode ser muito efetiva se usada numa estratégia inteligente de marketing direcionada ao nicho do site.

P.S: Esse post é uma tradução para os non-english-speakers de um artigo do wikipédia.

O mesmo se encontra aqui: Wikipedia – What is SEO ?

Comentem! Deu um baita trabalho traduzí-lo, custa nada você comentar. É de graça (ainda...smoke gif giff tirando onda)

Brincadeira! Sou um palhaço, palhaço gif giff clown

[update:] Só depois que eu traduzi isso tudo é que eu vi que tinha uma versão do wikipédia traduzida para o português. Não importa, o que vale é a intenção, e modéstia a parte a minha tradução é muito boa (acredito que melhor do que a de quem traduziu lá do wikipédia).


2 comentários:

Micox disse...

Eu já fui Black-hat (e fui punido por isso) e graças a diós aprendi as técnicas da semântica e hoje posso dizer que sou um bem sucedido white-hat.
O último site que eu fiz chegou a 1o lugar no nicho de mercado dele em apenas 2 semanas. Isso é ótimo.
Parabens pelo post. Graças ao Rec6 eu tenho achado ótimos blogs como o seu.
Assinado.

Simon disse...

Gostaria de agradecer pelos elogios. Graças ao Rec6, EuCurti e Linkk mais pessoas tem acessado o E-Opportunities, e mais feedbacks tenho recebido.
E com grande satisfação tenho assimilado todas as críticas e elogios.

Muito obrigado,

S.Phoenix