Del.icio.us | Perfil | Contato

Carregando...

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Estudo de Caso: SPLOG - Blogspot

Assim como dito anteriormente, vamos fazer aqui hoje um estudo de caso sobre SPLOG.

O primeiro site analisado será o de domínio Zikyb.info.

Vou pedir para você acessar essa página dele:

http://adlig.zikyb.info/

Agora vamos passo a passo analisar o Blog.

1 - Primeiro Passo

Podemos notar que o blog é gratuito. É um blog do Blogger.
A princípio não notamos nada de anormal. O blog não possui Reflinks (Links de referências de programas de afiliados) então não temos nem idéia do que se trata. Perceba, que os links (citados no corpo da página), indicam domínios sem strings de referências: "click=id, ?ref=id, etc.." Os links favoritos da sidebar indicam possíveis sites parceiros. Na verdade são outros sites iguaizinhos a esse que estamos analisando. Então já começamos a identificar que isso se utiliza da técnica Link Farm. O(s) Spammer(s) fizeram (fez) com que se criasse um cíclo de votos, onde esse site vota para aqueles e aqueles votam pra esse, aumentando falsamente o Pagerank™ deles.

Passo 1 - Página aparentemente normal

2 - Segundo Passo

Ao investigarmos mais um pouco a página, vamos encontrar outra técnica black-hat: Hidden keywords, ou seja, palavras chaves escondidas.

Passo 2 - Texto Oculto - Hidden keywords

3 - Terceiro Passo

Continuemos a analisar a página, ao descermos o scrollbar, vamos vendo comentários de incentivos...como Bom trabalho, Ótimos links...
Perceba que essa tática tenta transparecer que o blog não é fake. Pois se tem comentários de humanos então o teoricamente não seria um SPLOG.

Passo 3 - Comentários aparentemente normais

4 - Quarto Passo

Ao descermos mais um pouco, temos acesso ao outro post do cidadão.
Se você sabe ler inglês, você de cara já percebeu que esse blog se utiliza de bombardeamento de palavras (stuffing keywords). Esse texto não tem qualquer sentido. É um bando de palavras em ingles combinadas de tal forma que pareça ser mesmo um texto. Mas não é. Note que ele tenta transparecer uma possível utilização da estratégia white-hat Link Bait, mas no caso nada mais é que uma tentativa de manipulação do Motor de Busca. Ao juntarmos um link à uma palavra, damos uma sinalização ao Motor de Busca que essa "possível busca" pode ser sanada pelo link em questão. Se conseguirmos alastrar por toda a internet essa "citação linkada do mal", o Google, Yahoo, MSN, etc vai crer que esse link é mesmo uma ótima alternativa para a busca da palavra. Isso já foi conhecido no passado como Google Bombing.

Passo 4 - Possível Link Ísca - Nada mais nada menos que uma Link Farm

5 - Quinto Passo

Vamos nos perguntar pra que esse cara fez isso. Porque perder o tempo fazendo isso? Bem, nós sabemos que assim como a economia neo-clássica doutrina, os seres humanos são movidos por incentivos. E no caso o incentivo financeiro é o grande motivador de todas as ações apresentadas aqui. Você, no caso, provavelmente não pegou a grande sacada desse SPLOG do caso. Duas são as alternativas pra esse Blog ter sido criado. As duas se conjugam com Cloaking. Uma é ganhar com afiliados e a outra é de, uma vez indexada a página pelos Motores de Busca, trocar o conteúdo da página para exibir outra página com outra cara, outro conteúdo, e com links de afiliados (claro!).

A segunda alternativa vamos analisar no próximo estudo de caso, porque a primeira alternativa é o objetivo do SPLOG.

Ao selecionarmos o texto do link WEBMOTORS, e ao clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção visualizar código fonte da seleção, vamos ver para onde a pessoa que clicar no link será direcionada.

Passo 5 - Página de compra do site do Webmotors

6 - Sexto Passo

Ao clicarmos, notamos que fomos redirecionados para uma página de compra de carros. Essa página com certeza vai oferecer uma comissão, sobre a venda realizada, para aquele Webmaster que através da publicidade do seu site deu origem à venda.
Assim como o link do Webmotors, todos os links que estão presentes naquela lista vão redirecionar a pessoa que clicá-los, até um site onde o webmaster estará ganhando algo.

Ao selecionar o corpo da página (main) e clicar com o botão direito do mouse, visualizando assim o código fonte da seleção, vamos ver a existência de dois comando de javascript que vão dar esse efeito. Um é o onmouseover e o outro é o onclick. Um mostra o link do webmotors, uma vez que passamos o mouse sobre o link. O outro é a página para onde o usuário será levado ao clicar no link. Perceba que a id de afiliado do nosso spammer é 158948.

Passo 6 - Código fonte da seleção

No passado, como disse no post Spam - Isso gerava dinheiro antigamente? , as atividades spammicas rendiam muito dinheiro. Dependendo da sua personalidade, provavelmente você vai achar que ninguém pôde ter ganhado algum dinheiro com esse tipo de site. Porém, devo alertá-lo que a pessoa (como vimos anteriormente) não fazia 1 ou 2 desses blogs. Ela fazia um número muito grande. Hoje em dia, existem scripts que fazem sites fakes como esse que você viu em questão de 10 minutos. Ou seja, isso impreguinava nos motores de busca. Existem muitas buscas com palavras digitadas erroneamente, e/ou palavras que não existem, etc etc...
Imagina que se o cara tivesse 1 visita em cada blog dele por dia, e tivesse uma média de 10.000 blogs (porque tem script que faz mais que isso em 10 minutos) ele teria muito mais visitas que muitos sites de ótima qualidade que existem por aí.

Porém, atualmente, o investimento em combate à esse tipo de coisa é muito grande. Então, dificilmente (acredito) que montar um site assim gere algum dinheiro. Acredito que é muito mais fácil investir em um site de qualidade, etc etc para obter vantagens financeiras.

Espero que tenha sido útil a apresentação que eu fiz aqui. Com esse tópico eu consegui mostrar como algumas das técnicas, que já mencionei aqui, são utilizadas. Acredito que fiz o post de forma didática de forma a agradar a novatos e a experts no assunto.

Comentem!


0 comentários: