Del.icio.us | Perfil | Contato

Carregando...

quarta-feira, dezembro 06, 2006

O que é SPLOG? E qual o problema dessa praga?

O que é SPLOG?

Uma das mais difundidas formas de Spam de conteúdo é o SPLOG. Nada mais que um Blog falso, o SPLOG combina várias técnicas Black-Hat. Ou seja, chapéu-negro pouco é bobagem. Geralmente os três elementos (black-hat) mais evidentes nos SPLOGS são:
  • Keyword Stuffing - Ou seja, bombardeamento de palavras chaves irrelevantes
  • Link Farm
  • "Redirecionamentos não autorizados" - Essa tradução porca é um oferecimento da equipe do Google Brasil na nossas Diretrizes para Webmasters. A versão em inglês é Sneaky Redirect
Cada elemento desse vai ser analisado mais a frente com exemplos práticos, no próximo estudo de caso.

Não devemos confundir Blogs Spâmmicos (SPLOGS) com Spam em Blogs. Nós sabemos que um blog, não precisa ser fake (falso) para se utilizar técnicas black-hat. Até a própria utilização indevida do comentário do blog pode ser caracterizado como spam em blog. Por exemplo, aqueles black-hats que se utilizam de Scripts automaticos para bombardear os blogs de mensagens e comentários spamicos, nos quais eles divulgam os reflinks de afiliados deles, ou até mesmo o próprio link do blog ou site dele (com o fim de ludibriar o Pagerank - falseando possíveis votos recebidos)1. O Caso do Splog é que ele é todo falso. Não possui qualquer conteúdo, qualquer relevância, etc... Você pode falar que o Blog do Cardoso é Spâmmico , mas jamais pode falar que ele é um SPLOG porque ele não é fake (eu acho)2.

História do SPLOG

O termo SPLOG ficou popular em Agosto de 2005, quando foi utilizada publicamente por Mark Cuban, mas parece que já em 2003 já constavam as primeiras utilizações dessa técnica. Vários linkblogs foram utilizados para tentar influenciar os Motores de Busca e tentar fazer um Google Bombing com cada palavra do dicionário.

Problemas

Uma das maiores vítimas desses Spammers é o nosso querido Blogger. Uma estimativa diz que 20% dos blogs do Blogger se tratam de SPLOGS. Esse tipo de Spam é um problema sério para o Blogger uma vez que os blogs gastam espaço em disco rígido nos servidores do Google, poluindo também, a lista de busca orgânica do Google. O Flood de links não tem limite, queimando literalmente o filme da Blogosfera do Blogspot.

Abuso do uso de Feeds/RSS

Mas apesar do alto índice de blogs do blogspot serem spamicos, os SPLOGS não se limitam ao Blogger. O Wordpress também não fica atrás. Por ser uma ótima ferramenta, com muitas particularidades e facilidades o wordpress se mostra umas das mais visadas plataformas para a perpetuação desse tipo de spam. Atualmente está rolando uma discussão sobre a utilização ou não de feeds completos, mas esse tipo de spam é uma das principais adversidades da liberação dos feeds. O wordpress, assim como outros scripts dinâmicos, oferecem a alternativa de complementar o conteúdo do blog/site com conteúdo de outros sites. Aí os spammers deitam e rolam. Alocam o feed no site, e vivem de conteúdo dos outros, colocando os afiliados deles pra gerar quanto dinheiro eles puderem sugar (e recebendo visitas de onde? de onde? Motores de Busca é claro hehehe).

Mecanismos de coibição

Vários mecanismos foram lançados no último ano para tentar diminuir o número de SPLOGS. Um deles foi a opção SINALIZAR BLOG que o Blogger colocou em sua barra superior. Clicando lá, você sinaliza pro Blogger que o blog em questão é um SPLOG.
Além disso vários sites foram criados com o intuito de coibir os SPLOGS. Dois dos mais famosos são o Splog Reporter e o SplogSpot


Notas:
1 - Essa estratégia de enviar comentários remotos e automáticos com o objetivo de bombar de links o blog do outro é uma tática bem furada. Isso porque o Blogger, Wordpress e outras plataformas, atualmente inserem a tag rel="nofollow" nos comentários justamente pra evitar isso.

2 - Aqui apenas uma piada com relação ao Blog do Cardoso. Um Blog de altíssima qualidade e que eu me habituei a ler. Recomendo-o muito. Não é Spam (porque ele lê o E-Opportunities) hehehe hehehe.gif hehe he


0 comentários: