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quinta-feira, novembro 02, 2006

Link Bait - Link Isca - Estratégia de marketing em motores de busca

A expressão Link Bait denota uma estratégia de marketing muito eficiente. A tradução para essa expressão é "Link Ísca" (citação linkada). A mecânica dessa estratégia gira em torno da inovação, criatividade, e qualidade dos textos, matérias, posts, que estão em um determinado site. Ao criar um artigo com um ótimo conteúdo, o seu artigo vira alvo de várias pessoas através de citações. Ou seja, você será citado em muitas fontes, e essa propagação, joga o link da matéria em várias outras fontes na internet. Assim o PageRank™ da página aumenta, e como consequência, a probabilidade de suas visitas advindas de motores de busca.
A técnica (White-hat) Link-ísca tem o mesmo elemento central que a técnica (Black-hat)
Fazenda-de-links. Em ambas a propagação dos links visa aumentar o PageRank™, e também, atrair visitantes para a sua página (ao ver o link, geralmente a pessoa clica, visitando a página). Essa visita, tem um alto grau de qualidade, porque ela já vem contextualizada. Vamos à um exemplo prático para ilustrar.



A citação linkada ao mesmo tempo que apresenta um voto à página (e como já mencionado aumentando o PageRank™ da página) te dá uma visita de qualidade, pois o usuário já sabe do que se trata o assunto, e visitará pois tem interesse no assunto.

Essa prática é
White-hat (Chapéu-Branco) e totalmente fantástica, pois ela permite um rankeamento bom e duplo. O site que oferece o link citação dá ao usuário a oportunidade de obter mais informações sobre o assunto, e ao mesmo tempo dá um voto e outra visita ao webmaster do outro site. Temos apenas que lembrar que é recomendável incluir o código target="_blank" no link para não tirar o visitante do seu site, apenas proporcionar a ele que se contextualize no assunto do post/texto lendo o outro, sem abandonar a sua página. Eu tenho uma teoria de que o PageRank™, considera mais, sites que fazem citações às fontes. Ou seja, citar outras fontes aumenta não só o PageRank™ de quem está sendo citado, como de quem está citando. Nós sabemos que a estrutura do PageRank™ é mais complexa que um sistema simples de votos. Eu acho que existe uma proporcionalidade entre votos recebidos e votos dados. Se você dá muitos votos, recebe muitos. Já reparou que muitas páginas inserem no meio do texto links sobre diversos assuntos? Isso é muito comum em blogs. Muitos sites/blogs fazem essas citações/contextualizações inserindo, às vezes, links de páginas do próprio site. Essa prática é benéfica para o site pois quando o PageRank™ se altera (aumentando) ele aumenta em efeito cascata (vai aumentando o das páginas internas linkadas). Porém acredito que se um site se limita tão somente a oferecer links internos e não externos, ele não recebe tantos votos quanto podería receber. Entenda o meu raciocínio: Vamos supor que o meu blog, tem dois links internos em cada texto para artigos que eu escrevi no passado e só um para artigos de outrem. Então, quando o PageRank™ for atualizado, eu receberei somente pontos co-relacionados à votos que eu dei (no caso 1 voto). Então acredito que existe uma reciprocidade entre votos dados e recebidos. Esse é o estímulo a você linkar páginas externas com conteúdo útil e contextualizado. Então a magia do Link-Ísca se faz nascer. 1

Então, a melhor forma de ser citado é pesquisar, procurar, se informar, fazer bons textos e bem embasados para ser citado em outras fontes. Essa é uma estratégia que é ao mesmo tempo SEM (Marketing em Motores de Busca) e SEO(Otimização em Motores de Busca).




1. Esse raciocínio, é ainda, uma teoria não testada e comprovada empíricamente, ela se baseia em uma vivência, mas ainda não sofreu testes empíricos rigorosos para determinar sua completa veracidade.


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