Del.icio.us | Perfil | Contato

Carregando...

sábado, dezembro 02, 2006

O que é eBay? História do eBay

Logo do eBay
O que é eBay?

O eBay Inc. (NASDAQ: EBAY) gerencia um Site de Leilão Virtual e uma Loja Virtual, onde as pessoas podem comprar e vender bens e serviços em escala mundial.

Origem e História Recente

O Site de leilão online foi lançado em São José, Califórnia em 3 de setembro de 1995 pelo programador Pierre Omidyar como AuctionWeb, parte de um site pessoal maior que incluia entre outras coisas uma página sobre o vírus Ebola, escrito na sua própria língua primária (Iraniano, uma vez que Pierre nasceu no Irã).

Sede do eBay em San JoseUm dos primeiros itens que Pierre vendeu no eBay foi um daqueles lasers de camelô (que servem para apontar uma luz vermelha nos painéis de palestras, apresentações, etc...) quebrado por US$13.83. Maravilhado pelo negócio que fez, ele contactou o vencedor do leilão e perguntou se ele entendeu que o laser estava quebrado. Em resposta ao e-mail o comprador explicou: "Eu sou um colecionador de lasers quebrados".

A história de que o eBay teria sido fundado para ajudar a Noiva de Omidyar a conseguir trocar Porta-balas
Pez foi frequentemente repetida, e foi inventada por um Gerente de Relações Públicas (em 1997) para conseguir Mídia. Isso foi revelado no livro de Adam Cohen em 2002 e foi confirmado oficialmente pelo eBay.

Chris Agarpao foi contratado como o primeiro empregado do eBay e Jeff Skoll foi contratado como o primeiro presidente em 1996. Em novembro de 1996, o ebay entrou na sua primeira disputa de licenças contra terceiros , com uma companhia chamada Eletronic Travel Auction para usar a tecnologia de Smartmarket, e assim vender tickets e outros produtos de agências de viagens. A companhia oficialmente mudou de nome de AuctionWeb para eBay em Setembro de 1997. Originalmente, o site pertencia à Echo Bay Technology Group, uma empresa de consultoria de Omidyar. Pierre Omidyar tentou registrar um domínio chamado EchoBay.com mas já encontrou esse domínio registrado para a Echo Bay Mines, uma empresa de mineração e extração de ouro. Então ele encurtou o nome de Echo Bay para EBay e registrou a segunda opção, transformando o Echo Bay em
eBay.com, o que viria a ser o maior site do mundo para a compra e venda de bens, além de ser o mais popular shopping da internet.


0 comentários: