Del.icio.us | Perfil | Contato

Carregando...

terça-feira, dezembro 12, 2006

Estudo de Caso: SPLOG - Wordpress

Esse estudo de caso visa demonstrar que o Wordpress também é uma plataforma visada para a construção de SPLOGs.

Peço que se dirija ao site:

http://irem-hayalet-sevgilim-indir.azeqq.org

De cara você já vai ver uma galeria pornográfica.



Essa galeria se justifica por causa do sistema de afiliados desses sites. Eles pagam comissões por vendas realizadas a partir da id de afiliado do link.

Veja:



Agora que você entendeu o porquê, do webmaster (se é que podemos chamá-lo assim) fez essa porcaria, vamos entender o como, ele fez para um cidadão turco comum, ao digitar a sua cantora favorita Irem, e um de seus albuns Hayalet Sevgilim (que é o título de uma das músicas) chegar nesse SPLOG através do Google.

O Spammer criou um Blog falso através do Wordpress. E para levá-lo à página pornô que vimos ele se utilizou da técnica Redirecionamentos não autorizados (Sneaky Redirects). Nesse caso, não consegui identificar se ele se utilizou de um código de javascript, ou de uma meta refresh, ou de um redirecionamento no próprio servidor, mas o que fica claro é que ele se utilizou de cloaking, e vou mostrar abaixo o porquê:



Para ver mais de perto o que eu vi, basta ir ao cache do google: Cache. Aqui você poderá examinar e ver que ele puxou o mecanismo de busca através da alta densidade de palavras como irem-hayalet sevgilim indir e através do bombardeamento de palavras-chaves (keyword stuffing).

O Wordpress é muito visado, por causa da sua facilidade em agregar dinâmicamente (através de php) conteúdo fornecido através de Feeds (RSS, Atom, etc). Essa é a grande discussão acerca da utilização ou não de Feeds completos. Essa técnica de sugar conteúdo de sites de qualidade para exibir anúncios e publicidade, nos Estados Unidos, é muito comum. Vários são os scripts dinâmicos que realizam essa tarefa. O nome desses sites e dessas técnicas são Scraper sites (serão vistos em um momento posterior, não perca!)

Espero que tenham gostado dos Estudos de Casos sobre SPLOG. Acredito que todos puderam conferir as técnicas black-hat da forma mais enfática que elas se dão.
Gostaria de reiterar que todas essas técnicas já foram superadas pelos mecanismos de busca. Hoje em dia a chance de algum desses webmasters obter vantagens financeiras é muito remota. Isso, porque como já mencionado anteriormente, os motores de busca investem mais e mais a cada dia em tecnologia para erradicar essas técnicas.


1 comentários:

Anônimo disse...

This is cool! And so interested! Are u have more posts like this? Please tell me, thanks