O que e um Site de Leilao virtual? Leilões Virtuais
O que é um Site de Leilão Virtual? Leilões Virtuais
Os sites de leilões virtuais compõe o chamado e-commerce (Comércio Eletrônico - Mercado Virtual) e se mostram uma boa alternativa para comprar e vender objetos, produtos e serviços online. Então, se mostra uma e-opportunity pois com os sites de leilões virtuais vamos ter algumas oportunidades de geração de renda.
Segundo o artigo entitulado: O i-commerce e a vida curta dos leilões virtuais os leilões virtuais não vão dominar mais as mentes dos consumidores em esfera global. Segunto o autor, os leilões virtuais não são capazes de oferecer ao consumidor o menor valor possível.
Segundo o artigo entitulado: O i-commerce e a vida curta dos leilões virtuais os leilões virtuais não vão dominar mais as mentes dos consumidores em esfera global. Segunto o autor, os leilões virtuais não são capazes de oferecer ao consumidor o menor valor possível.
Por que participar de um leilão e pagar o maior preço se podemos encontrar a melhor oferta, o menor preço?
Ou seja, o autor acredita que os leilões não são a melhor forma de conseguir produtos melhores e de menores valores porque a disputa eleva o valor favorecendo tão e somente o produtor/ofertante do produto/serviço. Talvez a argumentação lógica para a defesa desse argumento resida na crença de que o leilão é uma forma de exaurir o excedente do consumidor. Ou seja, quando você vai fazer uma compra, você tem um valor máximo que está disposto a pagar. O produtor não sabe esse valor, então geralmente o excedente do consumidor não é exaurido. Com o leilão, as pessoas são obrigadas a dar o valor máximo com o qual estão disposto a arcar de forma a maximizar a utilidade do produtor. Então ele argumenta que as lojas virtuais devem se utilizar de i-commerce (Comércio Inteligente) para prover as soluções em produtos e serviços de forma a aproveitar as necessidades do consumidor.
Porém, o especialista Rubens Mazzali, especialista em Microeconomia, não atentou para os problemas informacionais envolvidos com a prática de leilões virtuais. Muitos leilões virtuais não conseguem atingir grande publicidade e não conseguem, então, chamar todos os interessados a participar do leilão. Isso causa um decréscimo no valor potencial do produto. Outro problema informacional envolvido é a inexperiência de muitos vendedores, que ao alocar o produto em uma categoria errada, escrever o nome do produto com erros ortográficos, ou até mesmo com dados incompletos, gera uma grande dificuldade para os interessados encontrarem os produtos. Assim, com um menor número de participantes, o valor com certeza se torna inferior. É nesse ponto que os leilões são uma e-opportunity pois permitem a aquisição de diversos produtos de ótima qualidade à um baixo preço.
Mas os leilões virtuais geralmente não só são e-opportunities apenas para consumidores de produtos/serviços. São e-opportunities para webmasters, através de programas de Afiliados (que no mercado livre se configura no Mercado Sócios, e que no eBay se dá através do Comission Junction), e são e-opportunities até mesmo para vendedores, pois uma vez corrigidos os problemas mencionados (relacionado à prática de vendedores inexperientes) pode ser uma ótima forma de auferição de renda.
Os dois principais leilões virtuais que eu vou discutir aqui são os famigerados Mercado Livre e eBay.
Abraços!
Porém, o especialista Rubens Mazzali, especialista em Microeconomia, não atentou para os problemas informacionais envolvidos com a prática de leilões virtuais. Muitos leilões virtuais não conseguem atingir grande publicidade e não conseguem, então, chamar todos os interessados a participar do leilão. Isso causa um decréscimo no valor potencial do produto. Outro problema informacional envolvido é a inexperiência de muitos vendedores, que ao alocar o produto em uma categoria errada, escrever o nome do produto com erros ortográficos, ou até mesmo com dados incompletos, gera uma grande dificuldade para os interessados encontrarem os produtos. Assim, com um menor número de participantes, o valor com certeza se torna inferior. É nesse ponto que os leilões são uma e-opportunity pois permitem a aquisição de diversos produtos de ótima qualidade à um baixo preço.
Mas os leilões virtuais geralmente não só são e-opportunities apenas para consumidores de produtos/serviços. São e-opportunities para webmasters, através de programas de Afiliados (que no mercado livre se configura no Mercado Sócios, e que no eBay se dá através do Comission Junction), e são e-opportunities até mesmo para vendedores, pois uma vez corrigidos os problemas mencionados (relacionado à prática de vendedores inexperientes) pode ser uma ótima forma de auferição de renda.
Os dois principais leilões virtuais que eu vou discutir aqui são os famigerados Mercado Livre e eBay.
Abraços!
|
0 comentários:
Postar um comentário