Del.icio.us | Perfil | Contato

Carregando...

domingo, março 12, 2006

E-Gold - História - O que é ?

A corporação e-Gold foi fundada em 1996 pelo Dr. Douglas Jackson e Barry K. Downey para permitir a transferência instantânea da posse de Ouro entre diversos usuários. O total de barras de Ouro que está presente no Sistema do e-gold está atingindo as cifras de montantes totais de reservas de alguns países menores. Essa é a dimensão que o e-gold tomou, principalmente no ano de 2005, onde ele atingiu (em novembro) o número de 2.500.000 de contas (em contraste com 1 Milhão de contas do mesmo período de 2003). Assim o e-gold hoje superou apenas a visão dos seus criadores, de ser apenas uma forma de intercâmbio de Ouro online, para se tornar um dos mais populares meios de pagamentos da Internet. Alguns fatores podem explicar o avanço do e-gold na internet:

  • Transações irreversíveis:
    Ao contrário do Paypal, o e-gold não prevê a figura do ChargeBack. Assim ela se torna uma E-currency preferida pelos vendedores, pois não cogita possibilidade de reversão do pagamento.
  • Taxas reduzidas:
    O e-gold é uma das e-currencies com as menores taxas do mercado. Ao contrário do Paypal, não existe distinção entre Vendedores e Compradores no que se refere a taxas. Ambos pagam o mesmo valor.
  • Caráter Universal:
    Os defensores do e-gold ressaltam que o e-gold foi a primeira E-currency a efetivamente oferecer um sistema Global que independe de variação cambial. Ouro, Prata, Platina, Paládio são internacionalmente reconhecidos como formas de dinheiro sob a visão do ISO 4217
Porém o E-gold, assim como toda e-currency tem os seus poréns. Ele é reconhecidamente um meio muito favorável para as práticas contraventoras. Os hackers, crackers, scammers, e todo o submundo do crime eletrônico encontra no e-gold uma forma para conseguir obter dinheiro devido a algumas falhas do e-gold que são:
  • Segurança:
    O e-gold tem um sistema simples de segurança. O usuário pode selecionar diversos itens para aumentar sua segurança, como habilitar sensibilidade a mudanças de IP, de Browser, etc... mas para os hackers nada é impossível. Diversos usuários já foram vítimas de contas e-Gold hackeadas. Os hackers se utilizam de diversas formas para obter acesso às contas: Pishing Mails, Trojans que gravam suas atividades, Keyloggers, etc. Por causa do se caráter liberal, quanto ao aspecto de identificação e comprovação de identidade, o que era pra ser uma alternativa flexível, que atende às necessidades dos clientes, se torna um meio fácil para a propagação de fraudadores (hackers, crackers, etc..).
  • Crimes e fraudes:
    O e-gold por ser um meio muito flexível (como já citado) é constantemente alvo de investigações por parte das diversas autoridades de investigação. Muitos criminosos se utilizam (ou tentam se utilizar) do e-gold para lavagem de dinheiro. Por essa razão constantemente o e-gold se vê alvo de investigações. Em Janeiro de 2006, a Business Week (famosa revista, publicada pela renomada editora McGraw-Hill), trouxe uma reportagem na qual mostrava como uma quadrilha de estelionários (ShadowCrew) facilmente trocava seu dinheiro sujo por e-gold e sacava o dinheiro anonimamente (uma vez que o e-gold não requisita um sistema muito efetivo de identificação). Em resposta ao artigo, o Dr. Douglas Jackson publicou uma carta-resposta na qual dizia que o e-gold opera legalmente e não pode ser responsabilizado por atividades ilícitas de outrem. Argumenta também que o e-gold tem uma longa história de cooperação com as autoridades dos Estados Unidos e do Mundo, provendo dados e assistência nas investigações sempre que intimado pela Lei para fazê-lo. "Nosso Staff participou de centenas de investigações, apoiando o FBI, FTC, IRS, DEA, SEC, USPS, e outros."
Assim, como quase todas as coisas na vida, o e-gold tem o seu lado bom e ruim, mas sempre se apresenta como uma ótima forma de efetuação de pagamentos online. Para as E-Opportunities o e-gold se mostra uma das principais formas de receber e efetuar pagamentos. Portanto, se você ainda não tem a sua conta e-gold, não perca mais tempo: Cadastre-se Já!

Abra já sua conta e-gold


0 comentários: