Del.icio.us | Perfil | Contato

Carregando...

domingo, maio 20, 2007

Oportunity Leiloes: Visitantes Paraquedistas, Visitas Eternas, CTR e Motores de Busca

Como já mencionado anteriormente, a Otimização em Sites de Busca confere uma boa fonte de visitantes gratuitos ao site ou blog. Por essa razão, no English-Speak Enviroment (sites ou blogs em inglês, mas que não se restringem à USA ou Inglaterra) existe a teoria da SEM (Search Engine Marketing). Ou seja, um marketing de , que traz um público altamente qualificado (leia-se, consumidores em potencial, que vão se utilizar dos serviços ou produtos dos anunciantes que patrocinam o seu site ou blog) e que é totalmente gratuito.

O Cardoso, em seu post Tutorial: Como garantir visitas eternas dá uma boa noção de como o número de visitas orgânicas está diretamente alinhado à qualidade do conteúdo do site. Como sempre, o Cardoso fez um post belíssimo, mas como todo ser humano ele errou, e pecou em apenas um ponto. O título do Post. Em se tratando de Motores de Busca, não existem visitas eternas. Isso, porque nenhum site ou blog, detém a titularidade de uma palavra ou de uma expressão1.

Um fato interessantíssimo que aconteceu essa semana e que demonstra claramente essa teoria, é a explosão de visitantes que o E-Opportunities recebeu essa semana.

Após um longo período de banimento do Google, o E-opportunities, a partir da semana retrasada, retornou à média de visitantes advindos do Google que costumava ter em 2006. Esse fato, foi recebido com entusiasmo por mim, que já vinha a muito tempo tentando tecer uma teoria acerca da razão de isso ter acontecido2. Na busca por uma razão lógica, me prendi ao fato do E-Opportunities falar e esclarecer muitos assuntos "Negros ou Underground" do ambiente virtual. Porém, graças à Deus, a equipe tão querida do Google, deve ter entendido o foco do E-Opportunities, e com isso, me retiraram da caixa de areia do Maior Motor de Busca do Planeta.

Retornando ao fato inusitado dessa semana, foi a explosão de visitas que as palavras chaves abaixo me trouxeram essa semana:

leilões opportunity
oportunity leilões
oportunidades leilões
leilões oportunity
opportunity leiloes

Esses visitantes, buscavam informações sobre um site de uma empresa organizadora de leilões em uma cidade portuguesa chamada Odivelas. O nome do site é Oportunity Leilões, e trata de leilões em Geral. Provavelmente, essa semana a empresa vai dar um outro leilão, e deve estar fazendo publicidade em televisão ou rádio, ou outra forma de marketing (gostaria até, que algum visitante relacionado, deixasse um comentário esclarecendo o que queria quando chegou aqui). O fato, é que essa publicidade externa, gera o interesse das pessoas, as quais vão no Google buscar informações.

Como no passado, fiz ótimos posts (modéstia à parte) sobre Oportunity (oportunidade) e sobre Leilões (virtuais), essas duas palavras chaves ficaram marcadas no corpo do meu blog. Porém, o meu blog não tinha qualquer conexão com o sentido que esses visitantes queriam, portanto teoricamente essa visita, segundo a minha própria teoria, seriam de "má-qualidade" pois os visitantes estariam descontextualizados e assim sendo, não clicariam nos anúncios. Segundo outros teóricos, como o Noronha e o Cardoso, os visitantes paraquedistas clicam em tudo. Então o que aconteceu? Eu obtive uma explosão de receita, acompanhando a explosão de receita? Ou eu não tive uma explosão de receita, o que demonstra a teoria do Conteúdo Contextualizado?

Eu não obtive uma explosão de receita.

Então a teoria do Conteúdo Contextualizado está corroborada. Porém, o que aconteceu foi um aumento significativo na receita. O que teoricamente explicita uma contradição.

O fato, é que com a explosão de visitantes non-contextualized, a receita aumenta normalmente, progressivamente ao número de visitantes. A razão pelo pensamento de que paraquedistas clicam em tudo é o fato deles constituírem, geralmente, mais de 70% de visitantes de determinados sites. Isso não implica que eles clicam em tudo. Mas sim que clicam, como qualquer outro visitante clica. Como os visitantes procurando oportunity leilões, chegaram aqui e clicaram em anúncios, os visitantes de buscas mais contextualizadas clicaram mais efetivamente. É uma questão mais estatística do que de tendência. Uma porcentagem de usuários, dependendo da sua otimização de , do conteúdo do anúncio, das idiossincrasias do visitante, clica nos anúncios.

No que diz respeito às visitas eternas, esses visitantes, infelizmente, não são meus. Quando o Google, atribuir um bom pagerank ao Oportunity Leilões, quando o site for melhor indexado, o E-Opportunities se verá sem esses visitantes. Outro fator ponderante, é a sazonalidade dessa busca. Pode ser que essa busca, assim como RBD o foi no passado, seja interrompida, pela extinção da empresa, ou por desinteresse do público, etc.

O oportunity Leilões seria uma busca que não mais teria o E-Opportunities no ranking da Lista Orgânica.

Quando eu digo teria, é porque agora o E-Opportunities não é mais OFF-TOPIC à essa busca. Como o site deles, toda hora está fora do ar, talvez esse post seja a única informação disponível sobre o Oportunity Leilões3 na internet. Então acredito que o Google vai manter o E-Opportunities na lista orgânica.

Essa talvez é a maior dica que o Cardoso quis dizer com seu post Visitas Eternas. Faça posts de qualidade e por demanda. Assim, você não dará motivos ao Google para se ver fora de determinada palavra-chave.

Mas atenção, a minha prática não incentiva nem denota KeyWord Stuffing! Pelo Amor de Deus...caixa de areia de novo nãaaao!

Abraços



NOTAS:

1 - salvo raras exceções, as quais estão compreendidas em buscas personalíssimas, ou seja, quando eu por exemplo digito no Google a expressão Cardoso Contraditorium, ou www.contraditorium.com; Nesse momento, estou sinalizando perfeitamente que eu quero chegar ao site do Cardoso, então quando faço essa Busca Navigacional, estou usando o Google como uma ponte para me levar ao blog do Cardos.

2 - aqui me refiro ao banimento - ou quase banimento, pois as visitas "paraquedistas" de 1 de Janeiro até semana retrasada, não passavam de 1 ou no máximo 2 por dia.

3 - Oportunity Leilões Lda
Rua Heróis de Chaimite, 7 Rc
2675-376 Odivelas
Telefone 219 388 262

- Oportunity Leilões Lda - Endereço atualizado:
Estrada do Cabreiro
Rua Manuel Henrique, Armazém 2
2645-398 Cascais Alcabideche



6 comentários:

Anônimo disse...

Eu concordo com o Noronha, paraquedistas clicam em tudo. Meu blog por exemplo, costumava receber 90% das visitas dos motores de busca a procura de "capitalismo e soclialismo" por causa de um post meu sobre isso:
http://diegociconi.com/capitalismo-e-socilismo-no-contexto-brasileiro-29/

Garanti uma boa receita só com isso, e infelizmente o dreamhost me deu um tapa na cara. Suspenderam minha conta, oq me fez ficar 5 dias fora do ar, até comprar hospedagem na bluehost e por o site de volta no ar.

Agora o site tem 50% das visitas q costumava ter e o artigo mais acessado nao eh mais akele. E minha receita, ao inves de cair 50% caiu 90%.. por que será?

Blogger disse...

A resposta para a sua pergunta pode ter várias faces, dentre elas:

1 - Alto índice de contextualização desses usuários (pois, quando digitaram capitalismo e socialismo, tiveram o que queriam, e por isso a publicidade contextual interna, tem maior efetividade mesmo).

2 - Um texto muito bem elaborado por parte de um anunciante isoladamente (as vezes, um cara fez um slogan tão bem bolado que ele atrai muito mais clicks, ou seja, você deu uma sorte desse assunto te trazer um anunciante bem marketeiro).

Acho que o que você não entendeu é a conotação que tem a palavra paraquedista. Quem cai de paraquedas é quem não tá a par dos acontecimentos, quem não está contextualizado. O que eu mostro é: Se os visitantes são bons, é porque eles são contextualizados, e não o contrário.

Abração Diego, vou terminar minha monografia em Julho por bem ou por mal, quero voltar ás atividades online.

Anônimo disse...

Oi! parece que vim parar ao site errado mas acabei por ler seu post que falava dos leilões oportunity, de que eu andava à procura. De facto parece que é uma empresa recente e, por exemplo, esta semana esteve um dos sócios a publicitá-la num programa de rádio nacional em Portugal, portanto não me surpreende que volte a ter aumento de visitantes. Felicidades

CDAD disse...

Oi amigo! Há um tempo que não te visito. Bem interessante esse post, como uma amiga minha me disse, o meu blog estava com o pagerank alto há uns 15 dias atrás. 'Geralmente', eu não ligo muito prá isso, mas, à partir de agora vou ficar 'mais antenada', por àqueles que chegam ao meu blog, e porque chegaram lá... Outra coisa que aproveito prá te falar, vc. sabe se existe registro de domínio grátis para o novo Blogger? Bjs.

Louis Alien disse...

bem eu caí maios ou menos "de paraquedas" no teu blog. mas eue stava procurando uma maneira de adicionar o ad-sense aos posts..estou quebrando a cabeça, mas a solução está próxima, e braças ao teu conteúdo.
parabéns bicho. Se quiser manter contato, embora ache que meu blogue não tenha conteúdo relevante para a maioria dos leitores, seja bem-vindo!

Anônimo disse...

O que um bom post. Eu realmente gosto de ler esses tipos ou artigos. Eu não posso esperar para ver o que os outros têm a dizer.