Del.icio.us | Perfil | Contato

Carregando...

domingo, maio 20, 2007

Oportunity Leiloes: Visitantes Paraquedistas, Visitas Eternas, CTR e Motores de Busca

Como já mencionado anteriormente, a Otimização em Sites de Busca confere uma boa fonte de visitantes gratuitos ao site ou blog. Por essa razão, no English-Speak Enviroment (sites ou blogs em inglês, mas que não se restringem à USA ou Inglaterra) existe a teoria da SEM (Search Engine Marketing). Ou seja, um marketing de , que traz um público altamente qualificado (leia-se, consumidores em potencial, que vão se utilizar dos serviços ou produtos dos anunciantes que patrocinam o seu site ou blog) e que é totalmente gratuito.

O Cardoso, em seu post Tutorial: Como garantir visitas eternas dá uma boa noção de como o número de visitas orgânicas está diretamente alinhado à qualidade do conteúdo do site. Como sempre, o Cardoso fez um post belíssimo, mas como todo ser humano ele errou, e pecou em apenas um ponto. O título do Post. Em se tratando de Motores de Busca, não existem visitas eternas. Isso, porque nenhum site ou blog, detém a titularidade de uma palavra ou de uma expressão1.

Um fato interessantíssimo que aconteceu essa semana e que demonstra claramente essa teoria, é a explosão de visitantes que o E-Opportunities recebeu essa semana.

Após um longo período de banimento do Google, o E-opportunities, a partir da semana retrasada, retornou à média de visitantes advindos do Google que costumava ter em 2006. Esse fato, foi recebido com entusiasmo por mim, que já vinha a muito tempo tentando tecer uma teoria acerca da razão de isso ter acontecido2. Na busca por uma razão lógica, me prendi ao fato do E-Opportunities falar e esclarecer muitos assuntos "Negros ou Underground" do ambiente virtual. Porém, graças à Deus, a equipe tão querida do Google, deve ter entendido o foco do E-Opportunities, e com isso, me retiraram da caixa de areia do Maior Motor de Busca do Planeta.

Retornando ao fato inusitado dessa semana, foi a explosão de visitas que as palavras chaves abaixo me trouxeram essa semana:

leilões opportunity
oportunity leilões
oportunidades leilões
leilões oportunity
opportunity leiloes

Esses visitantes, buscavam informações sobre um site de uma empresa organizadora de leilões em uma cidade portuguesa chamada Odivelas. O nome do site é Oportunity Leilões, e trata de leilões em Geral. Provavelmente, essa semana a empresa vai dar um outro leilão, e deve estar fazendo publicidade em televisão ou rádio, ou outra forma de marketing (gostaria até, que algum visitante relacionado, deixasse um comentário esclarecendo o que queria quando chegou aqui). O fato, é que essa publicidade externa, gera o interesse das pessoas, as quais vão no Google buscar informações.

Como no passado, fiz ótimos posts (modéstia à parte) sobre Oportunity (oportunidade) e sobre Leilões (virtuais), essas duas palavras chaves ficaram marcadas no corpo do meu blog. Porém, o meu blog não tinha qualquer conexão com o sentido que esses visitantes queriam, portanto teoricamente essa visita, segundo a minha própria teoria, seriam de "má-qualidade" pois os visitantes estariam descontextualizados e assim sendo, não clicariam nos anúncios. Segundo outros teóricos, como o Noronha e o Cardoso, os visitantes paraquedistas clicam em tudo. Então o que aconteceu? Eu obtive uma explosão de receita, acompanhando a explosão de receita? Ou eu não tive uma explosão de receita, o que demonstra a teoria do Conteúdo Contextualizado?

Eu não obtive uma explosão de receita.

Então a teoria do Conteúdo Contextualizado está corroborada. Porém, o que aconteceu foi um aumento significativo na receita. O que teoricamente explicita uma contradição.

O fato, é que com a explosão de visitantes non-contextualized, a receita aumenta normalmente, progressivamente ao número de visitantes. A razão pelo pensamento de que paraquedistas clicam em tudo é o fato deles constituírem, geralmente, mais de 70% de visitantes de determinados sites. Isso não implica que eles clicam em tudo. Mas sim que clicam, como qualquer outro visitante clica. Como os visitantes procurando oportunity leilões, chegaram aqui e clicaram em anúncios, os visitantes de buscas mais contextualizadas clicaram mais efetivamente. É uma questão mais estatística do que de tendência. Uma porcentagem de usuários, dependendo da sua otimização de , do conteúdo do anúncio, das idiossincrasias do visitante, clica nos anúncios.

No que diz respeito às visitas eternas, esses visitantes, infelizmente, não são meus. Quando o Google, atribuir um bom pagerank ao Oportunity Leilões, quando o site for melhor indexado, o E-Opportunities se verá sem esses visitantes. Outro fator ponderante, é a sazonalidade dessa busca. Pode ser que essa busca, assim como RBD o foi no passado, seja interrompida, pela extinção da empresa, ou por desinteresse do público, etc.

O oportunity Leilões seria uma busca que não mais teria o E-Opportunities no ranking da Lista Orgânica.

Quando eu digo teria, é porque agora o E-Opportunities não é mais OFF-TOPIC à essa busca. Como o site deles, toda hora está fora do ar, talvez esse post seja a única informação disponível sobre o Oportunity Leilões3 na internet. Então acredito que o Google vai manter o E-Opportunities na lista orgânica.

Essa talvez é a maior dica que o Cardoso quis dizer com seu post Visitas Eternas. Faça posts de qualidade e por demanda. Assim, você não dará motivos ao Google para se ver fora de determinada palavra-chave.

Mas atenção, a minha prática não incentiva nem denota KeyWord Stuffing! Pelo Amor de Deus...caixa de areia de novo nãaaao!

Abraços



NOTAS:

1 - salvo raras exceções, as quais estão compreendidas em buscas personalíssimas, ou seja, quando eu por exemplo digito no Google a expressão Cardoso Contraditorium, ou www.contraditorium.com; Nesse momento, estou sinalizando perfeitamente que eu quero chegar ao site do Cardoso, então quando faço essa Busca Navigacional, estou usando o Google como uma ponte para me levar ao blog do Cardos.

2 - aqui me refiro ao banimento - ou quase banimento, pois as visitas "paraquedistas" de 1 de Janeiro até semana retrasada, não passavam de 1 ou no máximo 2 por dia.

3 - Oportunity Leilões Lda
Rua Heróis de Chaimite, 7 Rc
2675-376 Odivelas
Telefone 219 388 262

- Oportunity Leilões Lda - Endereço atualizado:
Estrada do Cabreiro
Rua Manuel Henrique, Armazém 2
2645-398 Cascais Alcabideche